quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Monolitos da Ilha de Páscoa

Você tem idéia de como foram feitos os monolitos da Ilha de Páscoa? Naquela época não existiam tratores, elevadores, guindastes imensos e elevadores hidráulicos.

Então como será que os homens pré-históricos conseguiram erguer os monolitos?

No caso do Stonehenge, possivelmente centenas de homens arrastaram pedras de até cinqüenta toneladas por quarenta quilômetros.

O conhecimento mais detalhado sobre uma construção megalítica vem da Ilha de Páscoa, localizada  no sul do oceano Pacífico, na Polinésia oriental, onde descendentes dos povos pré-históricos que criaram estátuas de dez metros demonstraram a técnica de seus ancestrais. Primeiramente, usando picaretas de pedra bruta, entalhavam uma estátua gigantesca de um vulcão extinto. Depois baixavam a estátua até a base do vulcão, onde a colocavam num buraco, na posição vertical, terminavam de esculpir e davam polimento. Faziam então uma moldura de bambu para a estátua, içavam-na com cordas, colocavam num trenó de madeira, e os 180 habitantes transportavam as 25 toneladas através da ilha. Só restava levanta-la e coloca-la sobre a base de dois metros de altura. Como faziam isso? Usando dois postes como alavanca, erguiam a estátua alguns centímetros e enfiavam pedras para manter a inclinação. Repetiam esse processo muitas e muitas vezes, sempre usando pedras, até que, a estátua ficava de pé. Levavam cerca de um ano para esculpir a estátua e duas semanas para coloca-la de pé. Ao fim de certo tempo, seiscentas figuras gigantescas montavam guarda na pequena ilha do Pacífico.

 Monolito Ilha de Páscoa

fonte: Strickland, Carol. Arte Comentada. Da Pré-História ao Pós Moderno.

Assine nosso feed ou receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

            Leia Também:      Stonehenge

0 comentários: