quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Stonehenge

Os primeiros seres humanos saíram das cavernas e se tornaram fazendeiros ou criadores de gado na Era Neolítica, depois de ter garantido o estoque de alimentos, começaram a fazer a primeira "escultura" monumental. Já em 5000 a. C., surgiu uma colossal arquitetura de enormes pedras erguidas em três formas básicas:

  • Dólmen: Consiste em enormes pedras verticais cobertas por uma lage, parecendo uma mesa gigantesca;
  • Menir: Consiste em uma única pedra vertical (o maior tem 54 metros de altura e pesa 350 toneladas);
  • Arranjo circular das pedras: como o Stonehenge.

O primeiro agrupamento de pedras da Inglaterra

Na Idade  Média, acreditava-se que esse misterioso arranjo de pedras era criação de uma antiga raça de gigantes, ou uma feitiçaria do mago Merlin, que as teria trazido da Irlanda. Na verdade, parecia ser um calendário astronômico muito preciso. O anel externo consiste em trilitos, rochas em forma de П como gigantescos portais de granito. Segue-se um anel de pedras verticais menores, como lápides de cemitério, e um anel interno, em forma de ferradura cuidadosamente lascados, de cerca de quatro metros de comprimento. Isolada desses círculos concêntricos, há uma pedra marcando onde o sol se levanta no solstício de verão.

 

Stonehenge

Em Carnac, na província francesa da Bretanha, milhares de megalitos (matacões enormes, em estado bruto, de até quatro metros de altura) se alinham ao longo de muitos quilômetros, sendo que, em cerca de vinte quilômetros se enfileiram em linhas paralelas. A lenda local diz que essas fileiras representam colunas de soldados romanos transformados em pedra pelo santo padroeiro do local. Mais provavelmente, estão associados à adoração do sol ou da lua.

 

Megalitos de Carnac

fonte: Strickland, Carol. Arte Comentada - Da Pré-História ao Pós-Moderno

Assine nosso feed ou receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também: Arte na Pré-História

0 comentários: