sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Arquitetura Romana

Além das leis, talvez a contribuição mais importante de Roma  tenha sido nas áreas de arquitetura e engenharia, Os construtores romanos não só desenvolveram o arco, a abóbada e o domo, como foram pioneiros no uso do concreto. Essas inovações provaram ser revolucionárias e permitiram, pela primeira vez, cobrir enormes espaços fechados sem a necessidade de suportes internos.

As presas de guerra tornaram Roma imensamente rica. O palácio de Nero, chamado a Casa de Ouro, com um pórtico de 1.600 metros de comprimento, foi a  mais opulenta residência da antiguidade. No salão de banquetes, um dispositivo no teto esparzia perfume sobre os convidados. O teto em domo se abria no centro para que os visitantes vissem as constelações.

Os romanos adoravam banhos e, quanto mais extravagantes, melhor. Nas imensas Termas de Caracalla (215 d. C.),  1.600 banhistas frequentavam as várias piscinas com diferentes temperaturas. Um sofisticado sistema de canalização movido a escravos aquecia as saunas a vapor e as salas de exercícios. “Temos tanto luxo, que acabaremos andando sobre pedras preciosas”, escreveu Sêneca.

STRICKLAND, Carol. Arte Comentada. Da Pré-História ao Pós-Moderno

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também:  Arte Romana

0 comentários: