segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Grécia - O zênite da Civilização Ocidental

A história - alguns diriam o zênite -  da civilização ocidental começou na Grécia Antiga. Durante a breve Idade do Ouro, de 480 a 430 a. C., uma explosão de criatividade resultou em um nível de excelência sem paralelo nos campos de arte, arquitetura, poesia, drama, filosofia, governo, leis, lógica,  história e matemática. Esse período é também chamado Época de Péricles, em homenagem ao político ateniense que defendeu a democracia e estimulou o livre pensar.

A filosofia grega se resumia nas palavras de Protágoras. "o homem é a medida de todas as coisas. "Esta frase, aliada à ênfase de outros filósofos na investigação racional e no questionamento do estado de coisas, criou uma sociedade de artistas e intelectuais autônomos.

Assim como a dignidade e o valor do homem centralizavam os conceitos gregos, a figura humana era o principal motivo da arte grega. Enquanto a filosofia destacava a harmonia, a ordem e a clareza de pensamento, a arte e a arquitetura refletiam um respeito semelhante pelo equilíbrio.

 

Partenon, considerado um dos edifícios mais belos do mundo de todos os tempos

STRICKLAND, Carol. Arte Comentada. Da Pré-História ao Pós Moderno

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia Também:  O Nascimento da Arte

0 comentários: