terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pintura Grega

Os gregos tinham amplo conhecimento de pintura. Segundo fontes literárias, os artistas gregos atingiram o ápice em efeitos realistas de trompe l'oeil. Suas pinturas eram tão vívidas que os pássaros bicavam as frutas pintadas nos murais. Infelizmente, essas obras não chegaram até nós, mas podemos conhecer os detalhes realísticos da pintura grega pelas figuras que adornam os objetos domésticos de cerâmica.

Pintura em cerâmica

A pintura em vasos contava histórias de deuses e heróis da mitologia grega ou narrava eventos contemporâneos, como as guerras e as festas. O mais antigo (c. 800 a. C) era chamado estilo geométrico porque as figuras e os ornamentos tinham formas basicamente geométricas. O Período Arcaico tardio foi a época áurea da pintura em cerâmica. No estilo de figura negra, adotado no final desse período, as figuras se destacavam em negro contra fundo avermelhado. O artista riscava os detalhes do desenho com uma agulha, expondo a tonalidade da argila. O estilo de figura vermelha, que teve início por volta de 530 a. C., invertia o esquema de cores. As figuras, delineadas contra o fundo negro, eram compostas pelo vermelho natural da argila com os detalhes pintados em preto.

"Dionísio no Barco", Exekias c. 550 - 521 a.C., Staatliche Antikensammlungen. Munique. Pintada no Período Arcaico, esta cena talvez seja o mais antigo exemplo em que um objeto (o barco) é representado com realismo e não de maneira estilizada.

 

"Jovem Cantando e Tocando Cítara". c.490 a. C., MMA, NY. Esta ânfora (caso com duas alças) é um exemplo do estilo figura vermelha (figura vermelha / fundo negro), em oposição ao estilo anterior, de figura negra (figura negra / fundo vermelho).

STRICKLAND, Carol. Arte Comentada. Da Pré-História ao Pós Moderno

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

1 comentários:

Rodrigo Fontes disse...

Amiga,

Adorei o blog, vamos fechar parceria sim senhorita! Se quiser, me ofereço para fazer um banner e um header (para o template), para ti.

Vou entrar em contato por e-mail, ok?

Beijos minha linda!