sábado, 5 de dezembro de 2009

Trono de Tutankhamon

 

Trono de Tutankhamon 

O trono de Tutankhamon foi confeccionado em madeira dourada e remonta aos primeiros anos de seu reinado, traz no espaldar uma vigorosa cena, ainda claramente permeada de influência artística amarniana. O faraó, cujo nome está escrito na forma original de Tutankhamon dentro da cártula, obedecendo ao culto do disco solar Aton, aparece comodamente sentado em um trono com os pés apoiados sobre um pequeno banco com uma almofada. Diante dele, em pé, encontra-se a jovem esposa Ankhespaaton, cujo nome seria transformado em Ankhesenamon após a restauração religiosa e o retorno à ortodoxia amoniana. Minuciosas marchetarias de massa vítrea colorida, pedras duras e prata compõem as duas figuras, que em ambos os casos usam uma suntuosa coroa sobre a curta peruca azul e um largo colar no peito.

 A representação completa é colocada abaixo da imagem protetora do disco solar que, sobre o casal, estende os seus raios que emanam vida. O restante do trono é caracterizado por um delicado entalhe e decorações em marchetaria, dispostos com cuidadoso equilíbrio cromático, como se vê nos braços,decorados com a figura de uma grande e elevada cobra alada que protege, diante de si, a cártula com o nome do soberano.

O soberano veste um longo saiote plissado com o cinto rebaixado na parte frontal, segundo a habitual iconografia do período anterior, enquanto a rainha usa uma longa e fina veste de pregas, que deixa entrever o seu corpo. Ankhespaaton é representada aplicando um unguento (contido na taça que está segurando nas mãos) no ombro do marido, em uma daquelas cenas de intimidade familiar que aparecem exatamente durante o reinado do antecessor Amenófis.

 

  • Material: madeira, folha de ouro, prata, massas vítreas e pedras duras.
  • altura: 102 cm
  • largura 54 cm
  • profundidade 60 cm

Coleção Folha. Grande Museus do Mundo. Museu Egípcio do Cairo. texto de Silvia Einaudi

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

0 comentários: