quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Primeiro Período da Renascença

Os Três Primeiros Destaques

A Renascença nasceu em Florença. O triunvirato dos gênios do quatrocento (século XV) que inventaram esse novo estilo é composto pelo pintor Masaccio, o escultor Donatello, que reintroduziu o Naturalismo, e o pintor Botticelli,  cujas elegantes figuras lineares chegaram ao auge do refinamento.

Masaccio: O fundador da pintura da primeira fase da Renascença, que veio a  ser a pedra angular da pintura européia por mais de seis séculos, foi Masaccio (1401-28). Apelidado de “Relaxado”, porque descuidava de sua aparência em favor da arte, Masaccio foi o primeiro, desde Giotto, a não pintar a figura humana como uma coluna linear, no estilo gótico, mas com um ser humano real. Outro pintor renascentista, Vasari, disse que “Masaccio pôs as imagens de pé”. Também inovação de Masaccio foi o domínio de perspectiva e o uso de uma única fonte de luz constante lançando sombras precisas.

Donatello: O que Masaccio fez na pintura, Donatello (1386-1466) fez na escultura. Sua obra recapturou a descoberta central da escultura clássica: o contrapposto, ou peso concentrado numa das pernas e o resto do corpo em relaxamento, ligeiramente virado para um lado. Donatello esculpia e drapeava as figuras com realismo, de acordo com a estrutura óssea subjacente.

Seu “Davi” foi o primeiro nu em tamanho natural desde o período clássico. O brutal naturalismo de “Maria Madalena” é ainda mais rigoroso, mais cruamente exato que as “verdadeiras” estátuas romanas antigas. O artista esculpiu Madalena idosa, como uma velha  enrugada, encovada, com cabelos ressecados e olhos fundos. A escultura de Donatello era tão viva que o artista, segundo dizem, gritou-lhe: “Fala, fala, ou morrerás de peste!”

David , Donatello. c. 1430-32 Museu Nazionale de Florença - HISTOBLOG “David”, de Donatello

Botticelli: Enquanto Donatello e Mosaccio lançavam as bases do realismo tridimensional Botticelli (1444-1510) se movia na direção oposta. Seu estilo decorativo linear e as louras donzelas flutuantes eram mais um retrocesso à arte bizantina. Por outro lado, seus nus sintetizam a Renascença."O Nascimento da Vênus” marca o  renascimento da mitologia clássica.

Nascimento da Vênus, Botticcelli, 1482 - Uffizi. Florença O Nascimento da Vênus, Botticcelli

fonte: Carol Strickland, Arte Comentada. Da Pré-Historia ao Pós-Moderno.

Assine nosso feed. É Grátis.

0 comentários: