sábado, 6 de março de 2010

A arte grega através dos séculos (Parte I)

 

No período Neolítico (desde a ocupação até c. 3 000 a.C) sobressaem-se ferramentas e artefatos de pedra, argila e osso, demonstrando o desenvolvimento de formas artísticas características dos povos da região.        

 O pensador

O pensador. Estatueta em argila (Período Neolítico entre 4 500 e 300 a. C).

Harpista da Ilha de Keros Harpista da ilha de Keros. Escultura em Mármore (Período Cicládico, entre 2700 e 2300 a.C.).

No período Cicládico (2800-2000 a.C.) desenvolveu-se, nas ilhas Cíclades, um estilo caracterizado por linhas simples e harmônicas exemplificado nos ícones de mármore com representações humanas ou divinas.

Afresco do interior do palácio de Cnossos (Período Cretense)

Afresco do interior do palácio de Cnossos (Período Cretense , construído entre 1700 e 1400 a.C.)

No Período Cretense ou Minóico ( 2100-1450 a. C.) tem-se o desenvolvimento arquitetônico de “palácio-cidades” e da arte palaciana em murais e afrescos. O naturalismo, a intensidade das cores e a fluidez das linhas são características desse período.

Adaga micênica ornamentada com cenas de caçaAdaga micênica ornamentada com cenas de caça. Cobre com detalhes em ouro (Período Micênico, entre 1500 a 1300 a. C).

Herdando certos  elementos da arte cretense, o Período Micênico (1700-1220 a. C.) foi caracterizado pela riqueza de detalhes decorativos dos objetos pertencentes à aristocracia.

Ânfora ática Período Geométrico Ânfora ática do Período Geométrico (entre 750 e 700 a. C.)

Diferentemente dos dois estilos anteriores (de caráter naturalista), o Período Geométrico (900-700 a.C.) caracterizou-se pelas linhas abstratas e formas geométricas criadas a partir da imaginação dos artistas.

Cerâmica grega modelada em cabeça de grifo proveniente das ilhas Cíclades Cerâmica grega modelada em cabeça de grifo proveniente das ilhas Cíclades (Período Orientalizante 675-650 a.C.).

O intenso comércio marítimo entre a Grécia continental, suas colônias e as civilizações orientais alterou profundamente as manifestações artísticas dos povos gregos, que passaram a representar em seus vasos ícones com nítida influência oriental. Foi o Período Orientalizante (700-610 a.C.).

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Grátis.

1 comentários:

Anônimo disse...

Cada época com suas características esculturais. Nada parecido com a arte de Michel/ãngelo (rsrsrs), mas tudo bem.