segunda-feira, 8 de março de 2010

A arte grega através dos séculos (Parte II)

Kouros. Estátua em mármore (Período Arcaico, 530-520 a. C) 

Kouros. Estátua em mármore (Período Arcaico)

No Período Arcaico (610-490 a.C), os gregos desenvolveram uma arte que, aos poucos, desvinculou-se dos padrões orientais e instituíram padrões de simetria na criação da estatuária que pode ser exemplificada pelo kouros, representação masculina, e koré, representação feminina. Na pintura em cerâmica, desenvolveu-se o estilo de figuras negras, que se tornou predominante no período.

Amazona ferida. Cópia romana de um original grego em mármore (Período Clássico, 450 a. C) Amazona ferida. (Período Clássico, 450 a. C.)

No Período Clássico (490-323 a.C.) em oposição às convenções formais do Período Arcaico, as esculturas adquiriram plena liberdade de movimento e expressão, tornando infinitas as possibilidades de inovação estética. Na cerâmica, o estilo de figuras negras foi substituído pelas figuras vermelhas, o que possibilitou uma maior liberdade expressiva.

Taça ática de fiuras vermelhas (Período Clássico, 490-480 a. C) Taça ática de figuras vermelhas (Período c/Clássico, 490-480 a.C)

 

Afrodite de Rodes, em mármore (Período Helenístico, 100 a. C) Afrodite de Rodes, em mármore (Período Helenístico)

Por fim, no Período Helenístico (323-31 a. C) a expansão territorial dos gregos em direção ao oriente fez surgir uma cultura cosmopolita que reformulou sua língua, religião, culturas e arte. A escultura alcançou seu ponto de maior detalhamento e realismo. A arte helenística influenciou um vasto território (desde o Egito até a Ásia Central), além de deixar para os romanos uma importante herança cultural.

 

Jóquei de Artemísion (Período Helenístico, 140 a. C.). Jóquei de Artemísion (Período Helenístico),

 

fonte: Apostilas ETAPA

Assine nosso feed. É Grátis.

0 comentários: