terça-feira, 2 de março de 2010

Michelangelo escultor

Michelangelo achava que, entre todas as artes, a mais próxima de Deus era a escultura. Deus havia  criado a vida a partir do barro, e o escultor libertava a  beleza da pedra. Segundo ele, sua técnica consistia em “libertar a figura do mármore que a aprisiona”. Enquanto outros escultores adicionavam pedaços de mármore para disfarçar seus erros, Michelangelo fazia suas esculturas num bloco único. “Ainda que rolem do alto de uma montanha, não caíra um só pedaço”, disse outro escultor da época.

O primeiro trabalho a lhe trazer renome, esculpido quando o artista tinha 23 anos, foi “Pietá”, que significa “piedade”. O arranjo piramidal é derivado de Leonardo, com a clássica postura do rosto da Virgem refletindo a expressão calma, idealizada, das estátuas gregas. A precisão anatômica do corpo de Cristo se deve à dissecação de cadáveres efetuada por Michelangelo. Quando a estátua foi descoberta, um apreciador a atribuiu a um escultor mais experiente, recusando-se a acreditar que um jovem desconhecido fosse capaz de realizar tal obra. Além disso, Michelangelo esculpiu seu nome na faixa que atravessava o seio da Virgem. Foi seu único trabalho asinado.

Pietá, de Michelangelo - 1498-1500“ Pietá”

Carol Stickland. Arte Comentada. Da Pré-Historia ao Pós-Moderno

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

2 comentários:

SOSVIP disse...

Parabéns Susi! Conhecia e ainda conheço pouco de Michelângelo, mas devo admitir que é uma obra prima. Necessário muita atenção, dedicação e habilidades pra fazer uma obra dessas.

Susi disse...

As obras de Michelangelo são maravilhosas, estou aprendendo também, e a cada informação que absorvo fico mais maravihada.
Valeu Marcelo!