segunda-feira, 5 de abril de 2010

Rembrandt van Rijn

Provavelmente o pintor mais conhecido no mundo ocidental é Rembrandt van Rijn (1606-1669). Enquanto viveu, Rembrandt teve enorme sucesso como pintor de retratos. Atualmente, sua fama repousa principalmente nos quadros sérios, introspectivos, de seus últimos anos, pinturas em que o sombreado sutil implica uma extraordinária profundidade emocional.

Início da carreira

Nos primeiros vinte anos de sua carreira, os retratos feitos por Rembrandt estavam sempre na moda, e ele vivia assoberbado com o número de encomendas. Apesar de prolífico no trabalho, era uma pessoa difícil de lidar. “Um quadro fica pronto” ele dizia, “quando o pintor acha que está pronto.” Os clientes frequentemente recorriam ao suborno para receberem seu retrato no prazo. Durante esse próspero período, Rembrandt pintava também cenas bíblicas e histórias em estilo barroco, obras extremamente detalhadas, com iluminação dramática e figuras melodramáticas.

Flora, Rembrandt, óleo sobre tela, 1634, 1ª fase da carreira Flora, Rembrandt - 1634

A virada da carreira

O ano de “A Guarda Noturna”, 1642 marcou uma virada na carreira de Rembrandt. Sua amada esposa morreu prematuramente e ele gradualmente  abandonou a arte fácil do retrato com floreados barrocos, substituindo-os por um estilo calmo e profundo. Nessa fase de maturidade, a arte de Rembrandt tornou-se física e mais psicológica. Voltou-se para os temas  bíblicos mas dando-lhes um tratamento mais contido. Uma gama de vermelhos e marrons e figuras solitárias passaram a dominar sua pintura, impregnada com o tema da solidão. Rembrandt expandiu os limites do chiaroscuro, usando gradações de luz e sombra de modo a transmitir clima, caráter e emoção.

A  Guarda Noturna ou Ronda da Noite, Rembrandt, 1642 Guarda Noturna ou Ronda da Noite, Rembrandt, 1642 – óleo sobre tela

Xilogavura

Em termos de gravura, Rembrandt é considerado o mais perfeito de todos os tempos. Manuseava o buril com tamanha técnica e rapidez que seus trabalhos têm a espontaneidade de um esboço. Dizem que uma de suas gravuras mais conhecidas, a paisagem “Ponte dos Seis”, foi feita entre o primeiro e o segundo pratos de um jantar, enquanto a criada fora à vila buscar mostarda.

Carol Strickland. Arte Comentada, Da Pré-História ao Pós- Moderno. imagem. Coleção Folha, Grandes  Museus do Mundo.

Buril: Instrumento de aço usado por gravadores.

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

0 comentários: