Os humanos andam eretos há milhões de anos, mas só a 25 mil anos nossos ancestrais inventaram a arte. Em algum momento da era glacial, quando os caçadores e coletores ainda viviam em cavernas, a mentalidade Neanderthal de fazer instrumentos deu lugar ao impulso Cro-Magnon de fazer imagens.
Os primeiros objetos artísticos não foram criados para adornar o corpo ou decorar cavernas, mas como tentativa de controlar ou aplacar as forças da natureza. Os símbolos de animais e de pessoas tinham significação sobrenatural e poderes mágicos.
Escultura
Os mais antigos objetos que chegaram até nós são esculturas em ossos, marfim, pedra ou chifre. Esses objetos eram entalhados (delineando a figura com um instrumento afiado), gravados em relevos profundos, ou esculturas tridimensionais.
Vênus de Willendorf: c. 25000-20000 a. C., Museu de História Natural, Viena, Áustria. Esta estatueta feminina é uma das mais antigas figuras humanas conhecidas. Os seios enormes, o ventre protuberante e a cabeça redonda estilizada constituem mais um amontoado de esferas do que uma mulher individualizada. Provavelmente é um fetiche de fertilidade simbolizando abundância.
Pintura em Cavernas
Os primeiros "quadros" foram pintados em cavernas, provavelmente 15 000 anos atrás. As pinturas de bisões, veados, cavalos, bois, mamutes e javalis se situam nos recessos das cavernas, longe das superfícies habitadas e da luz do Sol. Os arqueólogos especulam que os artistas criavam as figuras para garantir uma boa caça. Muitos animais aparecem trespassados por flechas, e furos nas paredes indicam que os habitantes das cavernas atiravam lanças nos animais desenhados.
Cavalo. Pintura em caverna de Lascaux, França
Cavalo
Na criação dessas imagens , os artistas das cavernas usavam carvão para delinear as irregularidades na rocha que se assemelhavam a formas encontradas na natureza. O volume era dado pelas saliências, enquanto as tonalidades emprestavam contorno e perspectiva. As "tintas" utilizadas eram torrões de ocra vermelha e amarela esfarelada até virar pó e aplicada à superfície com pincel, ou soprada através de um osso oco. Os desenhos eram superpostos aleatoriamente, talvez atendendo à necessidade de novas imagens antes de cada caçada. Essas imagens - sempre figuras de animais - são representadas em perfil bidimensional e parecem flutuar no espaço, sem qualquer representação do ambiente.
STRICKLAND, Carol, PH.D. Arte Comentada Da Pré-História ao Pós-Moderno.
Assine nosso feed ou receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!
0 comentários:
Postar um comentário