Kouros. Estátua em mármore (Período Arcaico)
No Período Arcaico (610-490 a.C), os gregos desenvolveram uma arte que, aos poucos, desvinculou-se dos padrões orientais e instituíram padrões de simetria na criação da estatuária que pode ser exemplificada pelo kouros, representação masculina, e koré, representação feminina. Na pintura em cerâmica, desenvolveu-se o estilo de figuras negras, que se tornou predominante no período.
No Período Clássico (490-323 a.C.) em oposição às convenções formais do Período Arcaico, as esculturas adquiriram plena liberdade de movimento e expressão, tornando infinitas as possibilidades de inovação estética. Na cerâmica, o estilo de figuras negras foi substituído pelas figuras vermelhas, o que possibilitou uma maior liberdade expressiva.
Taça ática de figuras vermelhas (Período c/Clássico, 490-480 a.C)
Por fim, no Período Helenístico (323-31 a. C) a expansão territorial dos gregos em direção ao oriente fez surgir uma cultura cosmopolita que reformulou sua língua, religião, culturas e arte. A escultura alcançou seu ponto de maior detalhamento e realismo. A arte helenística influenciou um vasto território (desde o Egito até a Ásia Central), além de deixar para os romanos uma importante herança cultural.
Jóquei de Artemísion (Período Helenístico),
fonte: Apostilas ETAPA
0 comentários:
Postar um comentário