Depois de Poussin, o mais famoso pintor barroco francês foi Claude Lorrain (1600-82), conhecido simplesmente como Claude. Assim como Poussin, Claude foi atraído para a Itália, onde pintou cenas idílicas (poéticas) dos campos italianos. Os dois diferem é na inspiração, pois Claude se inspirava menos nas formas clássicas do que na própria natureza e na luz serena da aurora e do anoitecer que unifica seus quadros.
“Paisagem com comerciantes”, c. 1630, óleo sobre tela, Claude Lorrain
Claude passou grandes períodos entre os pastores, desenhando árvores, colinas e as românticas ruínas de campagna italiana, ao amanhecer e no fim da tarde. O arranjo típico de seus quadros contém majestosas árvores emoldurando uma radiante vista campestre e intensificando a luz central. Claude não se interessava pelas figuras humanas pequeninas que habitavam seus campos: seu único propósito ali é estabelecer a escala para os elementos naturais. Na verdade, ele pagava a outros artistas para pinta-las para ele.
Carol Strickland. Arte Comentada. Da Pré-História ao Pós-Moderno.
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