Exemplo de seu estilo inicial, esse quadro mostra o domínio técnico de iluminação, composição e cor que lhe valeram a fama de uma das maiores obras-primas do mundo.
Acreditava-se erroneamente que era uma cena noturna devido à camada escura que recobria a pintura. Depois de uma limpeza, ficou evidente que a cena se passava durante o dia, no dramático momento em que o grande capitão no centro dá a ordem de se pôr em marcha.
“A Guarda Noturna” ou “Ronda Noturna”, Rembrandt, 1642
Assim como Hals, Rembrandt revolucionou o retrato de grupo, não adotando o clichê de fileiras rigidamente ordenadas, mas captando um momento de ação coletiva, dando uma sensação de atividade febril por meio dos recursos barrocos de luz, movimento de pose. O capitão e o tenente parecem prestes a dar um passo para entrar no espaço do espectador, enquanto os contrastes entre focos de luz e fundo escuro obrigam a um olhar em ziguezague pela tela. As linhas diagonais cruzadas de lanças, mosquetes, bandeira, tambor e pessoas fazem a cena parecer caótica, mas, como convergem em ângulos retos, os elementos são parte de um padrão geométrico oculto que os mantém unidos. A harmonia de cores no uniforme do tenente e no vestido da menina , o vermelho da faixa e do uniforme do mosqueteiro também dão unidade ao quadro.
Diz a lenda que, como todos os membros da companhia tinham pago igualmente para se verem imortalizados no retrato, o fato de Rembrandt obscurecer alguns rostos desagradou aos modelos e marcou o começo do declínio das encomendas. Um discípulo do pintor disse que Rembrandt deu “maior atenção ao ímpeto de sua imaginação do que aos retratos individuais que deveria pintar”, mas acrescentou que o quadro é “tão arrojado em movimento e tão forte” que, comparadas a ele, outras pinturas parecem “cartas de baralho”
O Estilo Rembrandt
ESTILO INICIAL, C. 1622-1642 | ESTILO TARDIO, C. 1643-1669 |
Contrastes dramáticos de luz/sombra | Tons marrom-dourado, sombreado sutil |
Desenho parece saltar da tela | Atmosfera estática, pensativa |
Cenas de grupos de figuras | Cenas simplificadas com figura única |
Baseado na ação física | Implica reação psicológica |
Tom vigoroso, melodramático | Clima silencioso, solene |
Acabamento preciso, técnica detalhada. | Pinceladas largas e grossas. |
Carol Strickland, Arte Comentada, Da Pré-História ao Pós-Moderno.
0 comentários:
Postar um comentário